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Esta pós-graduação oferece a oportunidade de aprender antropologia visual e dos media e fornece treino específico no uso das tecnologias audiovisuais digitais como formas de registo etnográfico, documental e como instrumentos inovadores/experimentais para comunicar saber antropológico. Conta com a participação de docentes (nacionais e estrangeiros) especializados nestas áreas e permite a transferência de créditos para a frequência do Mestrado em Antropologia. Esta Pós-Graduação envolve o Departamento de Antropologia e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e conta, na sua edição 2012-13, com docentes convidados de outras Universidades e especialistas nesta área. Os destinatários deste curso são estudantes e/ou profissionais com formação nas áreas das ciências humanas, artes e tecnologias que pretendam desenvolverem projectos criativos usando tecnologias audiovisuais digitais. É de salientar que, para além da componente de formação teórica (24 créditos), uma parte significativa do curso (36 créditos) será dedicada ao trabalho prático. O curso dispõe de um Laboratório de Imagem equipado com tecnologias de captação e edição de imagem e som.

Através deste curso, o aluno reunirá competências nas seguintes áreas: Uma introdução teórica à área contemporânea da Antropologia Visual. Através do estudo da história desta disciplina (que tem sido central na produção antropológica), o aluno aprenderá a analisar criticamente as mudanças epistemológicas significativas que foram impostas através do desenvolvimento de tecnologias visuais (em particular, a passagem do analógico para os meios de comunicação digitais). No entanto, as competências adquiridas serão sempre utilizadas de modo a levantar questões mais amplas sobre o conhecimento antropológico em geral. O aluno desenvolverá competências sobre como conduzir pesquisa etnográfica sobre meios de comunicação contemporâneos, tais como redes sociais virtuais (Facebook, Flickr, Twitter), podcasts, sites de partilha de imagem, exposições interactivas, performance, novo cinema, vídeo, assim como explorará as políticas e o papel social de tais meios. Os alunos serão, de igual modo, introduzidos à prática de realização de filmes, edição de som e imagem. Serão fornecidas competências para a condução de pesquisa etnográfica com recurso a meios de comunicação digitais, problematizando os diferentes contributos que tais meios de comunicação propiciam para a compreensão do universo social. Por fim, a introdução prática às tecnologias de imagem contemporânea facultar-lhes-á conhecimentos sobre a utilização das mais recentes tecnologias com vista à comunicação do conhecimento antropológico. A área científica predominante do curso é a Antropologia, particularmente nas subáreas da antropologia visual e antropologia dos media.